A CRIANÇA SUJEITO DE DIREITO: Como Educá-la?
DICAS
DE LEITURA
Sinópse
Quando nos deparamos com o papel de educar uma criança se fazem necessárias algumas reflexões, dentre as quais:
Quando nos deparamos com o papel de educar uma criança se fazem necessárias algumas reflexões, dentre as quais:
- Que
concepção temos de criança?
- Como foi a
minha infância?
- Em que
contexto histórico, social, cultural, político, econômico e ideológico vivemos
hoje?
- Quais são
as reais necessidades das crianças de hoje?
- Que
educação propiciar?
- Que
sujeito formar?
Essas e
outras questões permeiam as reflexões ao longo do livro intitulado Criança:
sujeito de direito – como educá-la?
Iniciamos as reflexões destacando a história
da infância/criança. O quanto essa história tem implicações na concepção de infância
que temos hoje, na forma como nos relacionamos com as crianças, bem como no
tipo de educação que oferecemos.
Assim,
considerando que as crianças são sujeitos de direitos, chamamos atenção para a
necessidade de não delegarmos a sua educação para outros.
Ao
assumirmos o lugar de educadoras/es das crianças, precisamos aprender a
ouvi-las e redimensionar as orientações cotidianas.
Salientamos
a importância de uma educação com o rigor do amor, o que implica uma
educação com e pelo diálogo.