A criança tem o direito de aprender por meio de situações de brincadeiras.
Ana Maria Louzada
A criança tem o direito de brincar.
E por meio das brincadeiras...
Aprender os diferentes e diversos conhecimentos.
E por meio das brincadeiras...
Aprender os diferentes e diversos conhecimentos.
Quando falamos em
brincadeira, geralmente nos remetemos às questões ligadas à infância, como se
fosse uma mera “coisa” de criança. Esse pensamento naturaliza a atividade
infantil.
Contrapondo-se a
essa forma de conceber as brincadeiras, destacamos as brincadeiras, atividades
lúdicas, como práticas sociais e culturais infantis, que são produzidas,
apropriadas e objetivadas nas interações cotidianas.
Isso significa que
a brincadeira não é inata. As crianças aprendem a brincar. E aprendem os
conhecimentos que permeiam o ambiente em que vivem quando brincam.
Daí a importância
de se garantir um ambiente saudável em atividades lúdicas. De organizar o dia-a-dia das crianças, com espaços tempos de brincar: brincadeiras preferidas das
crianças, brincadeiras que estimulem as relações interpessoais, que promovam o
desenvolvimento do raciocínio lógico, que instiguem as tomadas de decisões,
etc.
Você também pode gostar
de...
UM BOM EXEMPLO VALE POR MIL PALAVRAS...
DENTRO DE CADA UM DELES CABE UM MUNDO!