Por que é importante incentivar a leitura desde bebê?

Essa é uma indagação que toda família deve fazer. 

Dentre os diversos benefícios podemos destacar que crianças estimuladas à leitura aprendem melhor, e consequentemente, se desenvolvem com mais qualidade.


Fotos Arquivos do Programa Educar com Diálogo
Fotos Arquivos do Programa Educar com Diálogo

FAMÍLIA AMIGA - Educar com Diálogo
Criança em Ação - Coleção: Ler faz bem
Por Ana Maria Louzada[1]

Parece óbvio, quando insistimos em dizer que a leitura deve ser inserida na rotina das crianças desde muito pequeninas.

Não estou falando de criar hábito. Bem! Habituar a ler é importante, mas, o que estou propondo para reflexão, é a importância de inserir as crianças em práticas de leituras.

As práticas de leituras pressupõem a interação das crianças com a atividade de ler,  que por sua vez, tem implicações significativas no processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil.

É isso mesmo! A atividade de ler promove o progresso das funções psicológicas superiores (o intelecto), o que significa que o cérebro da criança se desenvolve com mais qualidade.

  • Pesquisadores da Universidade de Newcastle, na Austrália, mostraram por meio de um estudo que, na prática, crianças que leem estão oito meses à frente das que não leem. [2]

Por isso, gostaria de chamar atenção para a importância de a criança brincar de ler desde bebê.

Mas, por que brincar de ler?

Porque estamos falando de práticas de leituras enquanto uma atividade significativa no tempo espaço da infância.

Quando compreendemos que a atividade principal na infância são as brincadeiras (atividades lúdicas), então a leitura enquanto uma atividade importante, deve ser inserida no cotidiano infantil, como uma prática lúdica fundamental na vida da criança.

Fotos Arquivos do Programa Educar com Diálogo
Fotos Arquivos do Programa Educar com Diálogo

Isso que dizer, que o fato de a prática da leitura proporcionar um desenvolvimento saudável, a mesma deve iniciar por meio da atividade de brincar com os livros - de brincar de ler (e não como um mero hábito).

Mas, para que a criança possa vivenciar atividades de leituras, necessário se faz proporcionar momentos para tal, garantindo bons livros (livros adequados à sua idade) e se colocando a disposição para ler com ela (ou para ela).

Esses momentos de interação das crianças com as famílias são de extrema importância no processo de aprendizado, pois elas se apropriam dos modos de ler, e, assim, por meio da imitação, brincam de ler.

Vale reafirmar que é muito prazeroso e eficaz inserir as crianças em diversos momentos de leituras, não apenas na hora de dormir.

A sua criança já brincou de ler hoje? 

Compre livros com imagens grandes! Elas precisam interagir com cores fortes e imagens expressivas.

Existem livros de capa dura, de pano, de plástico, enfim, o mais importante nessa fase da infância (até por volta de 2 anos de idade) é garantir momentos de apreciação dos livros e suas imagens.

________
[1] Mestre em Educação, Orientadora Educacional, Consultora de Família, Palestrante
[2] Rede TV

INFORMES PUBLICITÁRIOS


Comentários

PASSARAM POR AQUI

Postagens mais visitadas deste blog

INTERAÇÃO ADULTO E CRIANÇA: Por uma educação mediadora