BRINCADEIRAS QUE PODEM AJUDAR AS CRIANÇAS A REVISAREM EM CASA OS CONHECIMENTOS ESTUDADOS
http://www.brincadeirasdecrianca.com.br/quadros.htm |
O grande desafio para as crianças e para as famílias é compatibilizar momentos de brincadeiras e de estudos em casa.
Ana Maria
Louzada[1]
As crianças podem e
devem aprender brincando... As atividades diárias das crianças precisam ser
instigadoras, desafiadoras e coerentes com o seu tempo espaço de vida... Tempo
espaço da infância.
Bem, se compreendemos
que as crianças podem aprender por meio das brincadeiras, precisamos ajudá-las
a vivenciarem brincadeiras nos momentos de estudos desde que tenham relações com
os conhecimentos trabalhados na escola.
Os deveres de casa
podem ser mais criativos e instigadores quando realizados em situações lúdicas: jogos, brincadeiras, leituras, artes, etc.
No entanto, não basta
brincar, isto é, não basta deixar as crianças brincando sem orientação
adequada.
Estamos falando de
brincadeiras enquanto atividades infantis que podem contribuir no processo de
apropriação e revisão dos conhecimentos ensinados na escola.
Antes de realizar as
tarefas recomendadas pela escola, procure inserir um tempo na rotina das crianças
com brincadeiras que podem ajudar a compreender melhor os conhecimentos em
questão.
Troque ideias com a
escola sobre as brincadeiras mais adequadas, investigue quais atividades
lúdicas atraem o seu filho e/ou a sua filha. Você vai encontrar o caminho mais
eficaz.
Educar as crianças
realmente não é fácil. Mas é fundamental que estejamos envolvidos em sua formação. Essa
tarefa é nossa!
Alguns jogos educativos para auxiliar nas tarefas de casa
1- Obras de Artes com Palavrinhas
Fonte: http://www.silvioalvarez.com.br/site/ |
Você já organizou o cantinho de estudos com o seu filho e/ou a sua filha?
Então que tal
decorá-lo?
A ideia mesmo é
instigar a leitura de diferentes palavras.
Ofereça à criança
várias revistas e/ou jornais que possam ser recortados. Discuta com a criança
sobre os conhecimentos estudados na escola e proponha a pesquisa de palavras
sobre o tema em questão.
Pode-se fazer de 3 a
4 quadros. Um em cada semana com temáticas diferentes. Assim, a criança não
fica cansada e o ambiente de estudo vai ficando atrativo.
E o melhor, a
criança vai aprimorando a pesquisa e a prática de leitura. Ler para produzir um
lindo quadro pode ser uma descoberta incrível.
Essa é uma atividade
lúdica muito importante no processo de apropriação da leitura e da escrita.
Materiais
necessários: revistas e/ou jornais, tesoura sem ponta, cola, canetinha, durex
colorido, caixa de papelão (ou tela de pintura), lacre da caixa de leite.
Revista para encontrar as palavras; tesoura para
recortar; cola para colar; canetinha para as complementações que julgarem
necessárias; caixa de papelão para fazer o quadro e colar as palavras; durex
colorido para contornar o quadro criando uma moldura; lacre de caixa de leite
para colar atrás do quadro com vistas a colocá-lo na parede e muitas ideias
para incentivar a leitura.
As crianças amam essa atividade, que pode ser realizada com as crianças de 6, 7 e 8 anos que estão no ciclo da alfabetização.
Mas se elas estiverem mais adiantadas você pode organizar com elas quadros com palavras e/ou conceitos relacionados aos assuntos das matérias estudadas. Português, por exemplo você pode propor palavras com dígrafos, substantivos compostos, verbos, etc.
O mesmo pode ser feito com os conhecimentos de história, geografia, ciência, arte, etc.
2- Jogo de boliche com garrafa pet
Fonte: Artesanato Brasil |
Para ajudar as crianças nas questões que envolvem conceitos matemáticos, a confecção de um jogo de boliche é muito legal. Ao invés de comprar um jogo pronto, construa com ela.
No processo de construção do jogo você pode orientá-la a organizar um
projeto, destacando o objetivo da brincadeira, os materiais necessários, o modo
de confeccionar e os momentos que poderão brincar.
Assim, no primeiro momento vocês podem organizar os materiais: 10 garrafas
pet, que podem ser juntadas ao longo de um tempo, ou podem fazer campanha com
os vizinhos.
Com as garrafas organizadas vão decidir como enfeitá-las, para
que possam organizar os demais materiais necessários.
Algumas ideias
Fonte: http://professorajuce.blogspot.com.br |
Com os boliches prontos vocês podem estabelecer os critérios de estudos
com os mesmos. Tudo vai depender dos conhecimentos que precisam aprimorar, que
pode ser desde percepção viso-motora onde o foco é o modo como a criança está
lançando a bola para acertar os boliches, como noção de quantidade: quem
derruba mais, e ainda, relação de número e numeral, quando a criança tem como
objetivo registrar a quantidade de boliches derrubados e o numeral que a representa.
Outras ideias vão surgindo com a prática do jogo
de boliche. Reserve um momento na rotina de estudo para jogar com a criança e verá o
quanto ela vai render nas tarefas propostas pela escola.
3- Lendo e contando histórias infantis
Escolha com a criança uma boa história.
Ler um capítulo por dia e instigar a criança a vivenciar experiências de debates sobre o assunto,
ajuda no processo de análise crítica sobre as leituras que estão aprendendo a
fazer.
Além do debate a criança pode recontar a história oralmente ou desenhar sobre as questões relativas ao
tema de discussão evidenciando a sua opinião.
É importante contar histórias que tenham a ver com os conhecimentos
estudados na escola. Numa semana pode ser um livro que destaca questões de
história, na outra semana questões de ciências e assim, com você pode ajudá-la a rever todas as matérias.
Se a história for pequena, pode ser contada e analisada num mesmo dia. Porém o interessante é a motivação que fica para o outro dia, quando a mesma é contada por capítulos.
4- Minecraft
Neste jogo, as crianças
podem verdadeiramente soltar a imaginação para construir mundos formados de
pequenos blocos virtuais. Com diversas versões disponíveis, dá para criar
casas, monumentos, naves espaciais e até mesmo preparar uma receita de bolo
dentro do game. Além disso, é colaborativo e estimula o trabalho em equipe, a
tomada de decisões e o planejamento de ações.
Outras ideias vão surgindo com a demanda de estudos das crianças. Fiquem
atentos e atentas que encontrarão o fio da meada de modo que poderão contribuir
de forma significativa nas tarefas de casa.
[1] Ana
Maria Louzada é Mestre em Educação, Orientadora Educacional, Escritora e
Consultora em Educação.
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