A criança tem o direito de aprender por meio de situações de brincadeiras.




 Ana Maria Louzada

A criança tem o direito de brincar. 
E por meio das brincadeiras... 
Aprender os diferentes e diversos conhecimentos.

Quando falamos em brincadeira, geralmente nos remetemos às questões ligadas à infância, como se fosse uma mera “coisa” de criança. Esse pensamento naturaliza a atividade infantil.

Contrapondo-se a essa forma de conceber as brincadeiras, destacamos as brincadeiras, atividades lúdicas, como práticas sociais e culturais infantis, que são produzidas, apropriadas e objetivadas nas interações cotidianas.

Isso significa que a brincadeira não é inata. As crianças aprendem a brincar. E aprendem os conhecimentos que permeiam o ambiente em que vivem quando brincam.

Daí a importância de se garantir um ambiente saudável em atividades lúdicas. De organizar o dia-a-dia das crianças, com espaços tempos de brincar: brincadeiras preferidas das crianças, brincadeiras que estimulem as relações interpessoais, que promovam o desenvolvimento do raciocínio lógico, que instiguem as tomadas de decisões, etc.


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